sábado, 8 de setembro de 2007

Ideais...

Na esfera política cultural brasileira atual, podemos constatar que não existem mais pessoas que seguem uma linha de pensamento e vão até o fim com a mesma opinião, a falta de personalidades políticas e até mesmo culturais no Brasil são muito preocupantes, alguns podem dizer que existem ainda grandes artistas e políticos que eles são referências para o país, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil (se bem que esses citados podem até ser considerados referências artísticas mais não são tão fiéis a idealismos) vide que o amadurecimento dos tempos fez com que esses virassem um oásis no meio do deserto, e como foram importantes para o país, hoje são só mais caras bonitinhas do que idealistas e hoje segue uma linha mais pop (até por falta de opção!).


Grandes nomes da política brasileira como Luís Carlos Prestes e Leonel Brizola são poucas referências de como políticos podem ser fiéis á uma ideologia..
Ambos foram firmes na ideolgia comunista e foram heróis da Recente História Brasileira. Prestes secretário geral do Partido Comunista, hoje PPS, lutou enquanto pode contra a ditadura, e até o final de sua vida, se manteu coeso as suas idéias. Brizola, então... o único a conseguir ser governador em dois estados diferente (RS e RJ), foi fiel aos seu princípios, mesmo no poder, adotando políticas sociais importantíssimas, que até hoje são referências, como por exemplo os CIEPS "Centro Integrados de Educação Pública" (escolas exemplos que tinham infra-estrutura e qualidade acima da média brasileira, a idéia foi copiada pela Ex-Prefeita de SP, Marta Suplicy que "criou" os CEU's.

Mas voltando ao foco, o idealismo que quero abordar aqui é a fidelidade a uma idéia e como ela pode transformar as pessoas. Ou seja, a busca por um ponto de vista e ser fiél ao mesmo!

Para naum dizer que sou Comunista (não que me importe com que falem de mim), um outro exemplo de Idealismo é o do Ex-Senador e Governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães, que se diga de passagem é um herói para metades dos Bahianos, pois enfrentou toda a esquerda bahiana de cabeça erguida e nunca desistiu parou de impor seu ideais mesmo quando, na auge da ditadura, da qual ele era a favor, o bahiano enfrentou rejeição pois quando seu primeiro mandato acabou na Bahia em 1974 os Marechais indicaram Roberto Santos e não o candidato que ACM queria, provando que seu poder de persuasão não era tão grande assim.

Mais sem dúvida nenhuma a maior decepção idealista da história do Brasil, é a do Presidente Lula, pois teve como base de sua vida política ideias socialistas e de cooperatividade e de ser contra o movimento neo-liberal, e quando chegara ao poder, o nosso presidente se tornou adepto assíduo das práticas capitalistas do nosso grande FHC, e pior, no início de seu mandato foi mais conservador que o próprio FHC, pois para controlar até então, inflação que queria explodiu, elevou a taxa de juros, ao seu maior pico, 26,5% em 21/05/2003, isso custou ao presidente ônus em relação a alguns partidários e aliados e nomes como Heloísa Helena e Leonel Brizola, simplesmente viraram as costas para Lula.

Muitos acham bobagem, se preender a uma idéia, outros não, mas a verdade é que nos dias de hoje é muito difícil ser coeso e ter uma identidade política sem entrar em conflitos com outras correntes...Ou seja, não teremos tão cedo, verdadeiramente, um novo herói no Brasil, se é que os citados foram ou são....

por Guilherme

6 comentários:

Anônimo disse...

falando em socialismo, viram o iPod red?

Gio disse...

o socialismo seria uma boa na teoria...mas normalmente tu acaba se sacrificando pra estabilizar os niveis da sociedade.

neTrop!k@lista disse...

"Mais sem dúvida nenhuma a maior decepção idealista da história do Brasil, é a do Presidente Lula, pois teve como base de sua vida política ideias socialistas e de cooperatividade e de ser contra o movimento neo-liberal, e quando chegara ao poder, o nosso presidente se tornou adepto assíduo das práticas capitalistas do nosso grande FHC (...)"
Exemplo: Reeleição.
O PT foi o primeiro a criticar a eleição e agora..
Hunf..
Mas.. é bonito esse iPod red?

Tharik disse...

Hahaha. Texto interessantíssimo, só vale lembrar que o dinheiro compra qualquer opinião. :3

E que antes alguém que siga a ideologia ditadorial do que a comunista.

Unknown disse...

tb quero um iPod Red

Gio disse...

meu fusca é 83

ǂ